Nascido Sérgio Luiz Costa Azevedo Filho e, carinhosamente chamado de Dr. Serginho, o atual Prefeito de Cabo Frio – afamado balneário ao norte do Rio de Janeiro, tem 43 anos, é casado com a Advogada Aline Azevedo e tem duas filhas – Tonha e Lilice. O chefe do executivo local é formado em Direito pela Universidade Candido Mendes, com pós-graduação em Direito Público pela Universidade Estácio de Sá.
Na política sua trajetória inclui a eleição como Deputado Estadual pelo PSL em 2018, cargo para o qual foi reeleito posteriormente. Além disso, Dr. Serginho atuou como Secretário Estadual de Ciência e Tecnologia do RJ. Em 2024, foi eleito Prefeito de Cabo Frio pelo Partido Liberal (PL), com 69,19% dos votos válidos, totalizando 84.317 votos. Uma campanha vitoriosa que a cidade não via a muitos pleitos.
Dentre suas promessas de campanha rumo a Prefeitura de Cabo Frio, Dr. Serginho enfatizou propostas voltadas para a melhoria da saúde pública, destacando a necessidade de transformar Cabo Frio em um dos melhores destinos do país. Ele também se comprometeu a realizar uma gestão eficiente e transparente, focada no desenvolvimento do município. Até aí nada demais, pelo contrário, o esperado por todos que o elegeram.
Mas as polemicas começaram a estourar num campo onde ninguém sequer imaginava: Turismo! E, nesta seara o Colunista que vos escreve tem mais de três décadas de experiência, consequentemente fala com muita propriedade e autoridade de sobra sobre esta pauta.
Principais embates
Dr. Serginho em dezembro de 2024, faltando portando menos de um mês para assumir o mandato, já sinalizava que na sua gestão a bandalheira, a desordem, a pratica de inúmeros delitos passíveis de multa por parte do poder público municipal, iriam sofrer alterações e, pasmem, muitas. O cidadão cabofriense, descrente de governantes bravateiros e que na verdade eram mais do mesmo, ficaram a espera desse desfecho.
A primeira medida impactante foi proibir a entrada dos Ônibus de Turismo na cidade. E, o estacionamento onde os motoristas são obrigados a guardar os veículos – uma das maiores queixas das Operadores de Turismo e Transportadoras Turísticas de modo geral, passaria por revitalização urgente, pois a estrutura era caquética, para ser educado. Só que a partir de então os turistas desembarcariam dos ônibus e seguiriam de Taxi ou Uber para os hotéis. Lógico, começou a chiadeira. A medida causou muito alvoroço, mas a mesma serviu para evitar o caos no trânsito. E, Dr. Serginho seguiu causando ainda mais...
Mal começou o mês de abriu e lá vem novas medidas na esfera do trade turístico. E essa deixou mais gente alvoroçada ainda. Por decreto, mas contando com apoio até da oposição na Câmara Municipal de Cabro Frio, o Prefeito Dr. Serginho aumentou a taxa cobrada para entrada dos veículos de turismo na cidade em 700%. A medida, claro, angariou nova enxurrada de choradeiras nas Redes Sociais. Uns apoiando o Prefeito e suas medidas que visam a valorização do destino Cabo Frio. Outros o apontando como excludente, governante que não quer pobres na cidade e toda aquela ladainha já conhecida por todos.
Contexto exige reflexão
Observem destinos turísticos de grande envergadura Brasil afora, Campos do Jordão e Balneário Camboriú, dois excelentes exemplos, onde a condução de políticas públicas bem implementadas elevaram o tíquete médio deixado pelos turistas de forma excepcional. Nestas cidades a postura firme do Líder do Poder Executivo local fora decisiva para alavancar o desenvolvimento econômico. São cidades caras, isso é fato, mas com equipamentos turísticos de qualidade inconteste.
Estudos apontam que um destino turístico consolidado é fruto da junção de vários fatores, dentre eles uma estrutura adequada para receber os turistas. E isso demanda significativos investimentos públicos, além claro, da qualificação profissional e do empresariado que atenderá essas demandas. Neste quesito poucas cidades brasileiras são capazes de se igualar ou mesmo superar Gramado na Serra Gaúcha.
Já ouvi que “Turismo não é para pobre!” e digo a vocês que é o mais ledo engano pensar dessa forma. Uma miopia de marketing absurda e que chega a chocar quem realmente conhece da indústria turística. Para comprovar quão preconceituosa é essa citação, pensemos que a CVC Viagens, fundada pelo genial Guilherme Paulus, sempre teve em suas prateleiras produtos que atendessem a todos. E, o principal, parcelamentos cujas parcelas coubessem no orçamento dos menos abastados. Com isso muita gente conheceu destinos que sonhavam conhecer. Serra Gaúcha e as magnificas Praias do Nordeste que o diga. Resumo: todos os brasileiros que desejarem conhecer Cabo Frio, se ela de fato vier a virar uma Cancun da vida, poderão conhecer e desfrutar de um turismo de qualidade. Basta se dirigir a um Operador de Turismo sério e qualificado para adquirir seu pacote de viagens. Aos incrédulos que isso seja possível, pesquisem a biografia do Guilherme Paulus e entendam como ele democratizou o acesso ao turismo neste país.
Nossa coluna, atenta observadora dos acontecimentos na pujante indústria turística, entende que algumas medidas sejam impopulares e talvez até necessárias de uma melhor dosimetria – termo que o Prefeito Dr. Serginho conhece bem, pois é Advogado de formação, mas torce sinceramente para que os objetivos de reordenamento urbano sejam alcançados e que Cabo Frio se transforme para melhor!
Serviços & Informações no https://cabofrio.rj.gov.br/ & @drserginhooficial
#hotelaria #turismo #gastronomia #cultura #entretenimento #mercadoimobiliario #construcaocivil #obras #condominios #fazendas #hoteis #moteis #mercado #hotels #culinaria #cozinha #multipropriedade #timeshare #ferias #viagens #lazer #riodejaneiro #saopaulo #belohorizonte #ouropreto #tiradentes #pirenopolis #brasilia #fozdoiguacu #serragaucha #gramado #nordeste #aviacao #helicoptero #jatos #navios #onibus #lifestyle #spa #resorts #redesdehoteis #juizdefora
Mín. 18° Máx. 22°