“Pra quem não sabe: meu bisavô Jeremias Sene era tropeiro, embrulhava queijos em folhas de bananeira, colocava dentro de balaios de bambu, em cima do lombo dos burros e atravessava a Serra da Mantiqueira pra comercializar no Vale do Paraíba/SP, e por vezes em Resende/RJ”- nos revelou durante uma prosa animada, o afamado produtor de Queijos Mineiros – Osvaldinho!
E, prosseguiu ele, “Em 2009 fundei a Queijo D’Alagoa-MG pra ajudar o Sô Batistinha a escoar a produção de queijo dele. Eu brinco que sou Tropeiro Digital: o mineiro que começou a vender queijo pela internet”.
Para os incautos cujas crenças limitantes observam o “Agro” no Brasil como soja, milho, feijão, cana de açúcar etc, é preciso pensar que este universo é infinitamente maior, pois “Atualmente ajudamos cerca de 10 famílias de produtores parceiros e, indiretamente, todo o município de Alagoa, que ganhou visibilidade com o nosso trabalho incessante de divulgação” – completou o produtor Osvaldinho.
“Em 2010 iniciei o movimento pelo reconhecimento do Queijo Artesanal Alagoa que antes era chamado de Parmesão de Alagoa. Neste mesmo ano idealizei o Festival do Queijo e fizemos a primeira edição”. E ele nos disse mais “Sempre lutamos pra reconhecer a importância do produtor; agregar valor ao produto; movimentar a economia local; fomentar o turismo e preservar a cultura, história e tradição!”
Como falamos ao abrir a matéria “senta que lá vem história”, olha onde a persistência do jovem empreendedor chegou: “Com o apoio da FAEMG fui pra França em 2017 e, graças a Deus, colocamos Alagoa num patamar internacional! Voltamos lá em 2019, 2021 e 2023. Em todas elas levamos o queijo na mala e trouxemos medalhas do Mondial du Fromage”.
Nem tudo são flores – “Apesar de tudo que Deus me deu a graça de fazer por Alagoa, algumas pessoas ainda me criticavam dizendo: “Ain, o Osvaldinho não é produtor!” Isso sempre chateava e entristecia, mas ele foi tenaz em sua luta e nunca desistiu.
Quem luta consegue e, não tenham dúvidas, essa hora chega: “Em Dezembro de 2024 surgiu uma oportunidade: arrendar uma propriedade rural a partir de janeiro de 2025, com 7,8ha, a 1km de Alagoa!” e completou “Considero que foi uma preparação de Deus! O dono foi na minha casa e disse que queria me vender ou alugar. E que tinha que ser pra mim!”
E segue o baile, ops, a luta: “Teve gente que tentou atrapalhar quando descobriu que eu aceitei. A inveja é algo terrível e faz algumas pessoas agirem de maneira vergonhosa! O fato é que comprei as vacas, as bezerras, a silagem, a plantação de milho e arrendei o sítio com a porteira fechada, inclusive o trator!
Mas o melhor vem agora! Como se diz no jargão da B3 (a famosa Bovespa) – “Isso merece até um Comunicado de Fato Relevante” – “Desde a primeira semana de janeiro estamos produzindo queijo. Fiz um rótulo provisório, pois o meu cartão de produtor rural ainda não ficou pronto. Já dei entrada na Prefeitura de Alagoa (SIAT), já recebi a visita do Serviço de Inspeção Municipal e logo a visita da Emater Minas, dei entrada também no cadastro do IMA. Mas não vai dar pra esperar os cadastros ficarem prontos. Esse primeiro lote vou vender sem registro mesmo, pois desde janeiro só estou gastando. Precisa entrar receita pra eu fechar as contas do mês!” Nos passou o entusiasmado empreendedor Osvaldinho!
Nossa Coluna de Turismo, aqui no Blog do Gio, tem por premissa incentivar empreendedores que lutam para implantar seus projetos e torná-los realidade Brasil afora e, quando possível, em todo o mundo. Por isso fizemos questão de trazer esta história para ciência dos nossos leitores.
Se puder, ajude a divulgar está matéria e consequentemente estará incentivando este projeto! Abaixo deixaremos os contatos aos interessados.
Serviços & Informações no https://www.queijodalagoa.com.br/queijos-artesanais/queijo-do-osvaldinho ou +55 35 9 9885 6638.
#hotelaria #turismo #gastronomia #cultura #entretenimento #mercadoimobiliario #construcaocivil #obras #condominios #fazendas #hoteis #moteis #mercado #hotels #culinaria #cozinha #multipropriedade #timeshare #ferias #viagens #lazer #riodejaneiro #saopaulo #belohorizonte #ouropreto #tiradentes #pirenopolis #brasilia #fozdoiguacu #serragaucha #gramado #nordeste #aviacao #helicoptero #jatos #navios #onibus #lifestyle #spa #resorts #redesdehoteis #juizdefora
Mín. 18° Máx. 22°