Nesta quinta (05/12), o Secretário Estadual de Turismo e Cultura, Leônidas Oliveira, atendendo convocação da mesa diretora da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), comparecerá aquela casa para prestar esclarecimentos acerca das ações de sua pasta. Até aí nada demais, pois é dever de todo Secretário no exercício do mandato ao qual foi nomeado, estar a disposição dos outros poderes constituídos, seja o legislativa ou judiciário, para dar ciência dos andamentos de sua atuação. Isso inclusive é saudável para a plena transparência em governos democráticos.
O que causa estranheza ao Trade Turístico, em especial a Imprensa Especializada, com destaque para os atuantes jornalistas membros da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo (ABRAJET-MG), entidade de renome internacional e notabilizada pela constante defesa das causas da pujante indústria turística, são as razões escusas pela qual a convocação foi pautada.
Quem conhece o Turismo, sobretudo os executivos da ‘velha guarda’, como carinhosamente são apelidados aqueles que já possuem mais de 30 anos de atuação no setor, isso soa no mínimo como uma armação barata, pra não dizer manjada. Pois Deputados Estaduais sem a menor expressão, buscando chamar atenção e gerar conteúdo em suas Redes Sociais, a famosa ‘Lacração’, são os responsáveis por essa farsa. Já, os mais sérios, acostumados a respeitar quem de fato trabalha, essa farsa travestida de boas intenções, nada mais é do que uma irresponsabilidade de parlamentares ‘sem eira nem beira’ buscando atingir o Governo do Estado, principalmente já se articulando para o pleito de 2026.
Essa gente despreparada, desqualificada, imatura, em constante busca de holofotes para dar a entender que estão trabalhando – e, claro pela completa falta de conhecimento do setor, não imaginam é que o Secretário Leônidas Oliveira – tecnicamente o mais capacitado a ocupar a pasta do Turismo e da Cultura nos últimos 40 anos, tem tantos resultados a apresentar que se os Parlamentares tiverem a educação e a delicadeza de deixá-lo falar, uma semana de exposição será insuficiente para expor todos os cases de sucesso – diga-se incontestes – realizados pelas Equipes da SECULT-MG. Isso explica as razões de arrancarem aplausos por onde passam.
Só Parlamentares com a mente tacanha, medíocre, irresponsável, insossos, sem conteúdo e deslumbrados com mandatos que sequer deveriam ser renovados, para tentar atingir o Governador Romeu Zema pela atuação da Pasta da SECULT-MG. Eles, como toda oposição via de regra faz, teriam vários outros aspectos do Governo para tentar atingir o Governador, porém foram de uma infelicidade singular ao focarem na SECULT-MG - a mais atuante de toda a história das últimas quatro décadas.
Sem entrar no mérito se tais parlamentares são de Esquerda, de Centro ou de Direita, pois essas polaridades mais parecem um tipo de gagueira mental de gente que pensa pequeno, o que precisamos é de Parlamentares honestos e dispostos a aplaudir o que merece aplauso e fiscalizar aquilo que porventura tenha desvios de conduta ou mesmo recursos publicos. A última coisa que nosso Estado precisa é de picuinhas, sobretudo onde as coisas estão funcionando como nunca funcionaram antes.
Em tempo: certamente haverá profissionais do Trade Turístico, sérios, com amplo conhecimento do mercado que, somado a presença da Imprensa Especializada, marcarão presença para testemunhar este momento reconhecidamente desnecessário e despropositado da política mineira.
Por Gio Ahmad.’. – Jornalista Profissional (DRT 181/76 MG), Publisher/Editor do Blog do Gio, membro da ABRAJET-MG, hoteleiro e empreendedor no pujante Mercado Imobiliário.
Mín. 19° Máx. 29°