Primeiro é preciso que se diga, para os que ainda desconhecem, que muitos dos colegas de imprensa especializada na cobertura do Trade Turístico, atuam no setor a mais de três décadas. O Colunista que vos escreve, possui 34 anos de atuação ininterrupta no turismo e na hotelaria e, portanto, profundo conhecedor de todas as esferas públicas e privadas do setor. Pois quem assina esta NOTA DE REPÚDIO, e apoia tantas outras que virão por aí, fala com conhecimento de causa, não se trata de aventureiros querendo se apropriar do tema.
Quanto as declarações da Deputada Estadual Lohanna França (PV-MG), que para o espanto geral do mercado, é Vice-Presidente da Comissão de Cultura da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), o que se percebe – além da infelicidade de sua fala, é um completo desconhecimento dos números do setor em MG. E principalmente, o quão relevante tem sido a atuação da SECULT-MG e suas respectivas equipes. Se hoje Minas surfa na onda azul, muito se deve a essa gente trabalhadora e digna de aplausos!
Nunca na história do Estado, ou pelo menos nos últimos 34 anos em que atuo no Trade Turístico e, portando sou testemunha viva da atuação dos vários Secretários que ocuparam a pasta, houve tantos resultados positivos num curtíssimo espaço de tempo.
Perdoe a forma direta, mas a nobre parlamentar foi de uma infelicidade nas suas declarações que mais parece uma daquelas jogadas levianas típicas do jogo político sujo, que muitas vezes percebemos em nosso Estado.
Somente uma pessoa completamente alheia a atuação dos profissionais que atuam na SECULT-MG, com destaque para o comandante da pasta, o Secretário Leônidas Oliveira – cuja atuação e defesa incansável pelo desenvolvimento do turismo e da cultura mineira arranca aplausos por onde passa, poderia tecer comentários tão inapropriados e desconexos da realidade.
Ao conversar com algumas das maiores lideranças do Trade Turístico, objetivando colher a percepção deles sobre as declarações no mínimo atabalhoadas da nobre Deputada Lohanna França, ouvimos “essa parlamentar é completamente desconhecida no meio do turismo. Falou o que não devia. Falou demais e, como tal, sua opinião soa irrelevante e sem a menor credibilidade”. De outro grande empresário do setor, hoteleiro respeitado e com história no meio, ouvimos “a jovem Deputada certamente está deslumbrada com o mandato e buscando chamar atenção, mas começou de forma errônea, jogando pedra em quem tá fazendo um trabalho excepcional!”
Nossa coluna enfatiza o que praticamente todos os meios de comunicação ostensivamente vem divulgando – os sucessivos recordes de crescimento da indústria turística mineira nos últimos três anos. Gera estranheza uma Deputada na posição que ela ocupa dentro da ALMG, ter uma postura infeliz e, diria, até imatura, como essa senhora teve.
Numa breve consulta com alguns renomados juristas, apuramos que pelo regimento interno da ALMG, ela cometeu a tão falada ‘Quebra de Decoro’, pois agrediu de forma clara e leviana, sem o menor conhecimento da causa do turismo, o então Secretário Leônidas Oliveira. Válido ressaltar que se trata de um membro do Legislativo atingindo, de forma equivocada e descabida, um Secretário de Estado – leia-se Poder Executivo, em pleno exercício do mandato ao qual foi nomeado pelo Governador Romeu Zema. E, não podemos deixar de registrar, um Secretário reconhecido por sua extremada competência. Um dos quadros técnicos mais expressivos do atual Governo de Estado.
A leitura que se tem dessa parlamentar, fora o Repúdio Publico à sua atuação nefasta a Indústria do Turismo/Cultura, é que ela ou serviu de ‘bucha de canhão’ para algum grupo político com interesses escusos ou ela agiu de má fé mesmo buscando atrair holofotes para seu insosso mandato.
Como profissional de turismo tido como da “Velha Guarda” e também jornalista especializado do setor, além de membro da Associação dos Jornalistas de Turismo (ABRAJET-MG), sugiro a Presidência da ALMG que tome providências com relação a possível quebra de decoro desta Deputada.
Por Gio Ahmad.’. – Jornalista Profissional (DRT 181/76 MG), Publisher/Editor do Blog do Gio, membro da ABRAJET-MG, hoteleiro e empreendedor no pujante Mercado Imobiliário.
Mín. 19° Máx. 27°