Visitantes, turistas e compradores da Ciudad Del Este, no Paraguai, já estão em contagem regressiva para a inauguração da nova Newzone Imports, que promete ser a melhor e mais tecnológica loja da América Latina, com mais de 500 marcas. O projeto de transformação tem a assinatura da brasileira KT Arquitetura de Negócios e abre as portas para o público no dia 27 de outubro, com investimentos da ordem de US$ 18 milhões.
Os números, por si só, já são grandiosos. A loja de 300 metros quadrados passará para 9 mil metros quadrados, vai gerar 500 novos empregos diretos e outros 36 mil indiretos (incluindo, por exemplo, guias e funcionários de hotéis) e adotará um ecossistema com 55 seções e 100 mil SKUs, com previsão de atender, mensalmente, cerca de 200 mil pessoas. A estimativa é faturar algo em torno de US$ 25 milhões por mês.
O novo projeto da Newzone inicia uma importante etapa de transformação e revitalização da área comercial da Ciudad Del Este. A região vive uma intensa movimentação de grandes players do varejo paraguaio em uma área com altíssimo desenvolvimento imobiliário a 1 km da famosa loja de departamento Monalisa, no epicentro da cidade.
“Existe um plano diretor privado, com todos os maiores empresários da região buscando marcar território com a execução de novas lojas. Com esse propósito de ressignificar e promover uma evolução do mindset empresarial através de construção de ecossistema de negócios baseados em parcerias estratégicas entre indústrias, distribuidores e varejo, aceitamos o desafio de transformar a Newzone na loja mais inovadora, disruptiva e experiencial da Ciudad del Este”, explicam Rosely Kawahara e Júlio Takano, sócios-diretores da KT.
Takano, com olhar clínico e um entusiasta do ecossistema de negócios, já prevê que a nova Newzone servirá de inspiração para varejistas de toda a América Latina. E a ideia é bem esse mesmo. “Hoje, 80% dos clientes da loja são brasileiros e apenas 20% latino-americanos. Nosso objetivo é duplicar esse último público”, enfatiza o executivo. “Demanda para isso a cidade tem, por isso estamos ressignificando a estratégia e promovendo evoluções na cultura da empresa”, completa.
Mudança de modelo - Para duplicar o público, algumas medidas se fazem necessárias. Até então uma loja de atacado especializada na venda de telefones celulares e produtos eletroeletrônicos, principalmente pelo e-commerce, a Newzone atuará no modelo atacarejo. Serão 55 seções, com novidades em áreas como moda, cosméticos, gastronomia, brinquedos, náutica, tabacaria, camping e muito mais, algo muito similar com as tradicionais lojas de departamento nos Estados Unidos. “É o maior ecossistema que estamos criando e prontos para ajudar o negócio a decolar”, afirmam Rosely e Júlio, responsáveis por projetos de transformação no Brasil da Tramontina, Riachuelo e Casas Bahia, por exemplo.
Rosely Kawahara fez a gestão global do projeto conceitual da Newzone, e a convite de Avelino Cortellini, vice-presidente de Operações da Newzone, a KT é a responsável pelas áreas criativa e conselho consultivo estratégico comercial. Trocando em miúdos, mais do que vender produtos da indústria e agregar marcas em um trabalho ousado, coube à KT fazer a apresentação do conceito e gerar reputação ao negócio, que ganhou, inclusive, o apoio de bancos de investimentos do país. A KT desenvolveu uma apresentação para encantar públicos e converter investidores fazendo um road show em Assunção e o objetivo foi alcançado.
“A Newzone continua e ainda será muito forte em tecnologia, é a maior vendedora de produtos Samsung na América Latina. Mas agregamos produtos e serviços que a transformarão em uma grande referência como centro de compras único e entretenimento da Ciudad Del Este”, comemora Cortellini, especialista em planejamento estratégico e implementação de shopping centers, sendo um executivo icônico com larga bagagem no setor no Brasil e América Latina.
O local tem previsão de funcionar até às 22 horas (o comércio na rua fecha às 16 horas e shoppings vai até 20 horas), oferecendo ainda espaço para happy hour, shows e um bar com vista panorâmica para o rio com a tríplice fronteira, além de uma área exclusiva para divulgação da cultura paraguaia. Marcas como Hard Rock Café e Havanna já garantiram espaço no local. Há toda uma preocupação com a sustentabilidade, com o uso de painéis solares, iluminação em Led de baixo consumo e sistema de captação de água da chuva para reuso.
Pela cidade e nas mídias sociais, a chegada da “nova” Newzone gera muita expectativa. Mais do que um centro de compras, a companhia promete oferecer uma experiência sensorial única, por exemplo, instalando um sistema de IA de ponta, nunca visto no Paraguai, que permitirá, por meio de um mapa de calor humano, saber quais as seções pelas quais os clientes passaram, por quanto tempo permaneceram e o que adquiriram, por exemplo.
O sistema não só garante mais agilidade no atendimento, como dá mais segurança no monitoramento da operação à Newzone e principalmente fornecendo dados precisos relativos ao comportamento do consumidor, para promover a melhoria contínua da qualidade do atendimento.
O pilar estratégico atendimento foi exaustivamente discutido no início do conceito e juntamente com a KT nasceu a ideia de criação da Academia Corporativa Newzone para promover o senso de pertencimento dos colaboradores e formação de lideranças futuras que permitirão que a companhia possa expandir as experiências memoráveis em outras localidades.
No projeto da KT há ainda uma escada rolante externa que foi montada na fachada principal para quem vem de carro ou ônibus (que é a maior do Paraguai) inspirada no Centro Georges Pompidou de Renzo Piano, em Paris, na França, com 30 metros de comprimento e movimentação nas duas direções.
Trocando em miúdos, a Newzone quer revolucionar a experiência do visitante tornando-se o “terceiro lugar na vida deles” reforça Takano. “Queríamos criar algo muito diferente. É uma loja com novo conceito de experiência, onde as pessoas vão encontrar as mais recentes novidades em 55 categorias, além de muitos produtos tecnológicos, agregando a tudo isso lazer e entretenimento no mesmo espaço”, diz Julio Cesar Vera Melgarejo, CEO da Newzone.
Mais vendas em 2024 - Motor da economia paraguaia, o comércio de importados nas quadras próximas à Ponte Internacional da Amizade teve alta de 30% nas vendas em 2023, na comparação com 2022, segundo a Câmara de Comércio e Serviços de Ciudad del Este. Se comparado a 2019, ano que antecedeu a pandemia, a recuperação chegou a 70%. Para 2024, a perspectiva é de incremento nas vendas para turistas, tendo em vista a estabilidade do dólar no Brasil e a expectativa de mudanças na economia da Argentina.
Serviços & Informações: www.kt.com.br
Mín. 19° Máx. 27°