O público que lotou o plenário da Câmara de Vereadores de Gramado na noite de ontem (6/11), presenciou um momento marcante de homenagens, reconhecimento e histórias que mexem com o emocional de quem conhece Gramado e o Festuris.
A Sessão Solene do Poder Legislativo foi uma prévia da 36ª edição do Festuris e reuniu grandes personalidades para entregar uma Moção de Reconhecimento para o fundador da Panrotas Editora, Guillermo Alcorta, e o prestigiado troféu Silvia Zorzanello para o fundador da CVC Viagens, Guilherme Paulus.
O ato solene foi testemunhado pelo prefeito de Gramado, Nestor Tissot, e seu vice, Luia Barbacovi, o vice-prefeito eleito de Caxias do Sul, Edson Nespolo, o diretor da Secretaria de Apoio à Reconstrução do RS, Milton Zuanazzi, a presidente da Abav Nacional, Ana Carolina Medeiros, o embaixador do Chipre no Brasil, Vasilios Philippou, uma comitiva de Campos do Jordão, empresários da região, imprensa e familiares e convidados dos homenageados.
Durante os pronunciamentos muitas lembranças de décadas passadas foram compartilhadas na tribuna. Alcorta falou de Gramado. “Falar de Gramado é falar de coisas boas. Esta cidade é especialista em agradar o visitante, por isso é um sucesso e exemplo para o turismo. Quem merece elogios são os gramadenses que fizeram desta cidade o que ela é hoje”, discursou.
Em seguida, o empresário Guilherme Paulus exaltou o trabalho de Silvia Zorzanello e o legado que ela, e sua sócia Marta Rossi, construíram pelo turismo, por Gramado, e pelo Rio Grande do Sul. “Se a cidade não for boa para quem mora nela, não vai ser para quem visita. E muito do que Gramado se tornou deve ao que fizeram minhas amigas Marta e Sílvia. O sucesso se resume a 5% de inspiração e 95% de transpiração, vejam só os obstáculos que os gaúchos estão vencendo neste ano, eu tenho Gramado e o Rio Grande do Sul no coração e sinto muito orgulho disso”, disse.
Logo após a entrega das homenagens, o CEO do Festuris, Eduardo Zorzanello, foi convidado a se manifestar e comentou que a criação do troféu que leva o nome da sua mãe, e que já exaltou grandes personalidades do turismo, foi criado em 2011 com o intuito de preservar as raízes, a essência e o legado de quem recebe o troféu. Relembrou alguns feitos de Silvia, desde os tempos de Hotel Serrano até a criação do Festival de Turismo em 1989, o Chocofest anos mais tarde e a evolução do Festuris com projeção internacional expressiva.
O prefeito Nestor Tissot e o presidente da Câmara, Cícero Altreiter, finalizaram a solenidade exaltando a atuação de ambos e o esforço dedicado ao turismo e a Gramado.
Conheça um pouco mais sobre os dois homenageados
José Guillermo Alcorta - Filho de pai argentino e mãe brasileira, nasceu em 1939, em Buenos Aires onde viveu até 1970, quando se mudou para o Brasil. Começou no turismo em 1971, liderando a agência de viagens Andrade Arnaud Turismo em São Paulo, pertencente ao banco Andrade Arnaud. Em 1974, fundou a Panrotas Editora. Seu primeiro produto foi o Guia Panrotas, um guia de tarifas e horários de voos cuja forma de apresentação revolucionou o mercado. Durante mais de duas décadas, o Guia Panrotas foi o carro-chefe da editora.
Na esteira do Guia, vieram muitos produtos e publicações, entre eles o Panrotas de Bolso, o Jornal Panrotas, lançado em 1992 e que foi transformado em Revista Panrotas; e o Portal Panrotas, primeiro portal de notícias e informações para o setor de Viagens e Turismo, no ar desde 2000.
Em 2003, criou o Fórum Panrotas, um fórum de tendências e debates que já completou 20 edições e se tornou a grande referência entre os eventos do setor.
Em 2019, Alcorta foi homenageado durante o Festuris com o Troféu Silvia Zorzanello. Também faz parte da lista de Amigos do Festival, título concedido por Marta Rossi e Silvia Zorzanello. É titular da Cadeira 23 da Academia Brasileira de Eventos e Turismo.
Guilherme Paulus - É formado em Administração de Empresas, começou a trabalhar aos 14 anos e hoje contabiliza mais de cinco décadas de atuação na área do Turismo. Começou como agente de viagem e hoje é considerado o principal empresário da história do turismo do Brasil.
Reconhecido nacional e internacionalmente, dono de ideias inovadoras e adepto à responsabilidade social, Paulus fundou a Agência de Viagens CVC juntamente com o sócio Carlos Vicente Cerquiari (de onde surgiram as iniciais da empresa) em 1972, em Santo André (SP). Cinco anos depois, Guilherme ficou sozinho à frente da gestão e transformou a CVC na maior operadora de viagens das Américas e uma das maiores do mundo.
De espírito empreendedor, também foi fundador da GJP Hoteis & Resorts, foi proprietário da Web Jet Linhas Aéreas. Está à frente de projetos no enoturismo com o Terroir Wine Experience - plataforma que reúne oportunidades de negócios e lazer relacionadas ao vinho no Brasil e no mundo, e a mais nova investida é a “Special Travel” - plataforma que oferece viagens especiais com todo luxo e sofisticação para o viajante viver momentos inesquecíveis.
Atualmente participa do seleto Grupo Relais & Chateâu que está à frente do Hotel/Boutique Castelo Saint Andrews em Gramado (RS), hotel de montanha, único exclusive House do Brasil.
Serviços & Informações: https://www.festurisgramado.com/
Mín. 19° Máx. 27°