A Associação Nacional de Restaurantes (ANR) posiciona-se contra a adesão do iFood ao Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos (PERSE). Criado para oferecer suporte financeiro aos setores mais impactados pela pandemia de COVID-19, o programa foca na recuperação de setores de eventos e turismo, no qual se inserem os restaurantes.
Segundo a ANR, a atividade de intermediação de delivery, ao contrário de outras beneficiadas, não sofreu prejuízos durante a pandemia, tendo, inclusive, crescido no período. Isso contraria o propósito do programa, que deve priorizar as atividades mais impactadas.
A ANR também destaca que o PERSE possui um limite orçamentário de R$ 15 bilhões, e a participação de grandes setores ou empresas que não seja dos segmentos de turismo e eventos, como o iFood, pode reduzir os recursos disponíveis para negócios que realmente precisam do auxílio.
Dessa forma, a ANR entende que o programa deve manter seu foco original, atendendo setores da economia que mais sofreram com os efeitos econômicos da pandemia, e considera inadequada a inclusão de empresas como o iFood.
Serviços & Informações: https://anrbrasil.org.br/
Mín. 17° Máx. 26°