“Um convite para participar de nossas conversas, mergulhar em nossas perguntas e uma tentativa de semear dúvidas entre tantas incertezas” – é assim que Biziu & Poesia conceituam “Entre”, exposição inédita que os dois apresentam a partir de 21 de setembro, sábado, a partir das 17h, no Vessie Atelier Galeria, na Savassi, em BHZ, com entrada gratuita, em cartaz até 12 de outubro.
A dupla se conheceu há duas décadas quando eram diretores de arte no ramo da publicidade. De lá para cá, começaram a entender pontos em comum que, hoje, culminaram na Exposição. A ideia de montá-la surgiu a partir de um convite das diretoras do Vessie Atelier - Luíza Rios e Sthefanie Yasmim. “A Luiza já se relacionava com alguns dos trabalhos da dupla porque frequentava o ateliê do Poesia no Mercado Novo. Além disso, convites para artistas independentes que transitam fora dos circuitos oficiais são raros e não devem ser recusados. Dessa forma, aceitamos”, conta Biziu.
“Entre” apresenta trabalhos de escultura e instalações feitos com objetos do cotidiano. “As obras são permeadas de críticas, reflexões e até mesmo humor, mantendo um componente lúdico. Para os que não frequentam regularmente o mundo da arte, podem até causar um certo estranhamento, mas são obras que brincam com limites e exploram possibilidades oferecidas somente pela arte contemporânea”, explica Poesia.
“Nosso trabalho coletivo é muito diferente daquilo que fazemos individualmente. É quase como se a dupla fosse um terceiro artista, com suas características, qualidades e defeitos próprios”, pontua. As obras são impactantes, diretas, questionadoras, reflexivas e inclusivas. Para construir esculturas e instalações, segundo Biziu, a dupla se utilizou principalmente de objetos presentes no cotidiano que, quando alterados ou inseridos em novos contextos, convidam o observador a enxergar aquilo que esteve sempre disponível, mas até o momento não havia sido revelado.
“O trabalho de verdade acontece dentro. A forma física da obra é apenas a porta de entrada para a obra de verdade, que o observador constrói dentro de si e leva embora com ele”, explicam os artistas.
“Obra de arte não é segredo pra ficar guardado sem ninguém ver, ouvir ou ficar sabendo. A arte só se realiza quando se abre uma possibilidade entre a obra e o espectador, que é quem fecha o círculo. É neste espaço a ser preenchido que a arte vive”, finaliza Poesia.
Serviços & Informações: https://www.instagram.com/biziuepoesia/
Mín. 17° Máx. 27°