Agosto chega trazendo novidades na programação do Museu Mineiro! Nesta quinta (01/08), abre a nova exposição temporária “Sobre isto, sobretudo sobre tudo isso”, celebrando os 10 anos do ESPAI Ateliê, um espaço autônomo de Belo Horizonte dedicado à arte contemporânea.
Com curadoria de Marcelo Drummond e Rachel Cecília de Oliveira, professores da Escola de Belas Artes da UFMG, a exposição propõe um diálogo entre o acervo material do Museu Mineiro e a produção artística de alguns dos vários artistas que passaram pelo ESPAI na última década. A intenção é promover fricções interpretativas ao reunir os trabalhos dos artistas Barbara Macedo, Celso Renato, Chico Rezende, Gabriel Lopo, Irma Renault, Jarbas Juarez, Maria Mendes, Maria Palmeiro, Ricardo Burgarelli, Schwanke, Xikão Xikão e Zizi Sapateiro.
“Ficou claro que o ESPAI e o Museu Mineiro ocupam lugares complementares no cenário pujante e plural de produção artística da capital mineira, visto que o primeiro é um espaço de formação e o segundo um espaço de memória”, dizem os curadores, que complementam: “Esta exposição é sobre isto, sobre uma forma de dar luz a essa complementaridade singular, de criar estranhamentos, de produzir aproximações não similares, gerando atritos e fricções entre as obras”.
“Sobre isto, sobretudo sobre tudo isso” fica aberta à visitação até o dia 14 de setembro, na Galeria de Exposições Temporárias I do Museu Mineiro, com entrada gratuita!
10 anos de ESPAI Ateliê, referência no cenário artístico contemporâneo de Belo Horizonte. A exposição celebra o ESPAI, que desde 2014, sob a coordenação dos artistas visuais e pesquisadores Nydia Negromonte e Marcelo Drummond, oferece um espaço aberto para formação, reflexão e extensão em arte contemporânea. ESPAI, palavra catalã que significa "espaço", é uma casa no Santa Efigênia dedicada à ativação e oferta de experiências compartilhadas e transversais. Com uma ampla gama de atividades, incluindo cursos, oficinas, exposições, residências, lançamentos de livros e orientações artísticas, o ESPAI é um ponto de referência no cenário artístico de Belo Horizonte.
Museu Mineiro
Inaugurado em 1982, o Museu Mineiro reúne em seu acervo um conjunto bastante diversificado de objetos referentes à história e à produção cultural e artística mineiras. Nas salas de exposição são exibidas obras de artistas consagrados, tais como: Manoel da Costa Ataíde, Yara Tupynambá, Amílcar de Castro, Jeanne Milde, Inimá de Paula, Lótus Lobo, Celso Renato, Sara Ávila, Guignard, Maria Helena Andrés, Di Cavalcanti etc.
Atualmente, o Museu exibe a exposição de longa duração “Minas das Artes, Histórias Gerais”, onde o visitante tem a oportunidade de conhecer uma vasta coleção de arte sacra, datada dos séculos XVIII e XIX, além de preciosidades do acervo, como a bandeira da Inconfidência Mineira, os manuscritos originais da obra “Tutaméia” de Guimarães Rosa, o retrato de Antônio Francisco Lisboa, conhecido como Aleijadinho, e a coleção de santos de devoção popular.
Serviço: @museumineiro/
Mín. 18° Máx. 22°