Nossa Coluna Especial Saúde desta semana, trazendo orientações da renomada Massoterapeuta Patricia Miranda, direto de Juiz de Fora (MG), onde está sediado o consultório dela, aborda a importância do Pós Cirúrgico na vida de pacientes que passaram por procedimentos.
“E não estou falando somente do pós recente, mas também, de pós cirúrgico de muitos anos. E não vim aqui falar só de drenagem linfática não”, ressalta a experiente Massoterapeuta Patricia.
A profissional, cujo a especialidade em tratamentos de Dores diversas, fez dela uma referência na Zona da Mata Mineira, lembra “Meu tratamento vai muuuito além!” Segundo ela “Todos sabem que drenagem linfática pós cirúrgica ajuda a reduzir o inchaço na recuperação. E, na diminuição do inchaço, controle da formação de fibroses, o que propicia mais rapidez no retorno às atividades diárias”.
Entretanto, engana-se quem acha que o caso se resolve apenas com um procedimento. Muitas das vezes é preciso um trabalho amplo, de investigação das causas do problema. E ela completa “O meu trabalho além de atuar nesses desconfortos, atuo também com as Dores devido á contratura muscular causada pela cirurgia”.
Essa técnica é denominada de ‘Drenagem linfática com mobilização de fáscia’. E a experiência tem demonstrado que “Após uma cirurgia, há a cicatrização externa, mas também há a cicatrização interna, causadoras por exemplo das Dores ao agachar, ao dormir de lado; as terríveis Dores na cervical e, pasmem, tem pacientes que sofrem com Dores até mesmo para respirar” enfatiza a Dra. Patricia Miranda.
O mais espantoso, para surpresa até dos mais otimistas quando o assunto são Dores, é que mesmo diante de cirurgias feitas há anos, há milhares de pessoas sofrendo com a imposição de Dores atrozes ao longo da vida. “Nesses casos libero toda região que está com a musculatura “presa”, causadora de muitas Dores”, explica a Massoterapeuta.
Nossa reportagem indagou a Dra. Patrícia Miranda sobre o perfil dos pacientes que, via de regra, buscam soluções para os casos citados acima. Ela esclareceu “A maioria fizeram cirurgias plásticas, como abdominoplastias e lipos; mas pacientes de cirurgia nas articulações, que após a cirurgia continuam com Dores e poucos sabem que as Dores podem ser musculares, e não na articulação onde foi realizada a cirurgia, representam o segundo maior público”. Porém, todo tipo de intervenção cirúrgica há indicativo de tratamento pós, nos explicou a profissional.
Lembramos que todas as quartas-feiras o Blog do Gio trará na Coluna Especial Saúde, sempre em matéria de capa, dicas valiosas da Massoterapeuta Patrícia Miranda e, que merecem toda nossa atenção.
A agenda para marcação de consultas segue em Juiz de Fora (MG), e em breve serão divulgadas as datas para a temporada em São Paulo.
Serviço: @patriciamirandapm/
Mín. 18° Máx. 22°