“A Associação do Futebol Argentino (AFA) divulgou nesta segunda-feira um comunicado no qual informa sobre a recuperação do atacante Messi, que sofreu uma lesão na região lombar após choque com Morazán, durante o amistoso entre Argentina e Honduras, na sexta-feira passada”, calma gente, essa manchete é de 31 de maio de 2016, num periódico de Barcelona, na Espanha.
"Tinha dores nas costas e na perna e assim era difícil me concentrar no jogo. Tentei jogar mais rápido e não consegui. É frustrante, para dizer o mínimo", comentou o tenista suíço Roger Federer, alegando problemas físicos pela surpreendente derrota para o tcheco Tomas Berdych nas quartas de final de Wimbledon. Com esse revés cai da segunda para a terceira posição no ranking mundial. Essa era a manchete da ESPM de 30 de junho de 2010.
Os relatos sintetizam o que é para um Atleta sentir DORES, sejam eles profissionais com contratos bilionários, como os dois exemplos acima, e é preciso pensar que muitos ‘Atletas Amadores’ também vivenciam tal drama. Via de regra, respeitando as respectivas proporções, as vezes lutam anos em tratamentos que não raro os deixam angustiados pela falta de solução.
Quem leu nossa Coluna Especial Saúde de semana passada percebeu no trabalho da Massoterapeuta Patrícia Miranda, que é possível sim voltar a ter qualidade de vida, leia-se sem DORES, e no caso dos Atletas, uma nova realidade.
“Meu trabalho pode ajudar Atletas a prevenir lesões, dores crônicas motivadas por lesões e outros problemas que podem vir a enfrentar durante a atividade física. Assim como o ganho de flexibilidade e o bem estar em geral, levando a um melhor desempenho e a melhor compreensão do auto cuidado”, segundo Patrícia Miranda.
A Massoterapeuta completa: “São benefícios também para a recuperação muscular, reduzindo possíveis micro lesões e propiciando um equilíbrio geral do corpo”, para a especialista, “É fundamental a aplicação de técnicas específicas de palpação, como aquelas baseadas no conhecimento anatômico, para direcionar e relaxar corretamente as estruturas musculares”.
Para os leigos, o assunto parece simples, mas os amantes de Futebol por exemplo, já acompanharam grandes ídolos em final de campeonato, quiçá Copa do Mundo, se verem as voltas com DORES terríveis e culminando com a triste frase “Jogador vetado pelo departamento médico do clube”, por isso Patrícia ressalta “Quando o assunto é o esporte, na prática verificamos o conceito de dominância e ataque em direção a diferentes partes do corpo. A massagem ajuda a equilibrar essas forças, através de um trabalho específico trabalhando o corpo como um todo”.
Lembramos que todas as quartas-feiras o Blog do Gio trará na Coluna Especial Saúde, sempre em matéria de capa, dicas valiosas da Massoterapeuta Patrícia Miranda e, que merecem toda nossa atenção.
A agenda para marcação de consultas segue em Juiz de Fora (MG), e em breve serão divulgadas as datas para a temporada em São Paulo .
Serviço: @patriciamirandapm/
Mín. 18° Máx. 28°