Sábado, 20 de Julho de 2024
22°

Parcialmente nublado

Belo Horizonte, MG

Gastronomia PUROS INCRIVÉIS

Sommelière explica a importância das informações registradas na anilha de um Charuto

Especialista explica que as anilhas não servem apenas para decorar o Charuto

08/07/2024 às 15h42
Por: Gio Ahmad
Compartilhe:
Foto: Anilhas da Bulldog Tabacaria - Divulgação
Foto: Anilhas da Bulldog Tabacaria - Divulgação

As anilhas dos Charutos, mais do que simples adornos, carregam uma rica história e tradição que remonta a séculos passados. A história da primeira anilha de charuto está ligada à realeza.

Carolina Macedo, cigar sommelière e sócia da Bulldog Tabacaria, sediada de Curitiba (PR), conta que a Rainha Victoria da Rússia, uma ávida apreciadora de charutos, não queria manchar suas delicadas luvas brancas enquanto degustava.

Para resolver este problema, ela pediu que fosse colocada uma fita de seda em torno dos charutos que degustava, marcando o início de uma prática que se tornaria um padrão na indústria”, explica ela.

Embora a anilha tenha começado como um acessório de luxo para a nobreza, foi por volta de 1850 que elas se tornaram mais populares e adquiriram uma nova função: identificar os Charutos.

Com a crescente popularidade do tabaco e o aumento do número de produtores, a necessidade de distinguir produtos de diferentes fabricantes tornou-se evidente.

Carolina explica que as anilhas passaram a ser usadas não apenas como proteção, mas também como uma forma de marketing, permitindo que os consumidores reconheçam a marca e a qualidade dos charutos que compram.

Hoje, as anilhas dos charutos são verdadeiras obras de arte. Elas variam desde designs simples e elegantes até padrões elaborados e coloridos, muitas vezes exibindo escudos de família, paisagens exóticas, ou imagens simbólicas. Cada anilha conta uma história, refletindo a herança e o prestígio do fabricante”, detalha a cigar sommelière.

Além de sua função prática e estética, as anilhas de charutos tornaram-se itens de colecionador. Amantes de Charutos e historiadores valorizam estas pequenas peças de papel, muitas vezes preservando anilhas raras como recordações de uma época ou uma marca específica.

Elas identificam a marca e servem como um símbolo de qualidade e autenticidade. Para muitos aficionados, a anilha é um elemento integral do ritual de degustação de um charuto, contribuindo para a apreciação e o prazer da experiência”, finaliza Carolina.

Os Charutos Cohiba, frequentemente alvo de falsificadores, possuem anilhas com características distintas que ajudam os consumidores a identificar produtos genuínos. Entre essas características, destacam-se as imagens holográficas, que mudam de aparência quando vistas de diferentes ângulos, e detalhes que só se tornam visíveis sob luz negra.

A Bulldog Tabacaria é sediada em Curitiba (PR), à Rua General Aristides Athayde Jr., 254, no bairro Bigorrilho.

Serviço & Informações: WhatsApp (41) 9 8736 3251 ou https://bulldogtabacaria.com.br/

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias