Sábado, 20 de Julho de 2024
22°

Parcialmente nublado

Belo Horizonte, MG

Turismo TEMPORADA DE INVERNO

Águia Branca dá dicas de como viajar com crianças durante as férias escolares

Para viajar, menores precisam portar seus próprios documentos de identificação; Em alguns casos, pode ser necessário ter autorização de viagem redigida pelo responsável

08/07/2024 às 07h54
Por: Redação
Compartilhe:
Foto: DD G8 da Águia Branca. Crédito: Divulgação.
Foto: DD G8 da Águia Branca. Crédito: Divulgação.

Durante as férias escolares, muitas famílias se preparam para aproveitar os dias de folga das crianças para viajar. Mas para fazer uma viagem de ônibus sem sustos, os pais e tutores precisam estar atentos às regras de embarque dos menores.

Confira os detalhes:

Gratuidade - Crianças de até 5 anos de idade têm direito à isenção da passagem, mas é preciso levar a criança até o guichê antes de embarcar para a emissão da passagem. Mesmo não pagando, é necessário que haja uma passagem para identificar o pequeno passageiro na hora do embarque.

Documentos necessários - Todos os passageiros com 12 anos ou mais precisam apresentar o RG ou outro documento oficial com foto. Nesses casos, a Certidão de Nascimento é inválida para o embarque. A única exceção é em situações de perda, roubo ou furto do documento oficial com foto, comprovado por boletim de ocorrência homologado, versão on-line incluída, emitida a menos de 30 dias do embarque.

É permitido que crianças viajem acompanhadas por parente de até 3º grau, que sejam maiores de idade, ou seja: pai, mãe, irmãos, tios, sobrinhos, avós ou bisavós, desde apresentem e portem, ao longo da viagem, além do seu próprio documento de identidade, documentos que comprovem o parentesco, já que, em alguns casos, apenas o RG não é o suficiente para essa comprovação. Caso a viagem seja com outra pessoa maior de idade que não possua grau de parentesco com a criança, é necessário ter uma autorização expressa de pai, mãe ou responsável, com firma reconhecida em cartório. É recomendado utilizar o modelo fornecido pela Resolução n. 295 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Em caso de dúvidas, confira a regra completa no site.

Menores desacompanhados - Adolescentes de 12 anos em diante podem viajar desacompanhados desde que apresentem os documentos de identificação com foto válidos e esteja portando autorização expressa do responsável legal com firma reconhecida em cartório ou autorização judicial. A empresa não transporta menores de 12 anos sem um acompanhante maior de idade.

Para uma viagem mais tranquila - Além da atenção na hora de preparar os documentos, outras ações simples podem ajudar a tornar uma viagem com crianças muito mais tranquila e divertida. A Viação Águia Branca dá algumas dicas de como aproveitar o trajeto com seus pequenos:

  • Escolha um horário em que a criança costuma dormir para fazer a viagem. Isso facilita muito para que o tempo passe mais rápido para eles. Viagens mais longas podem ser feitas à noite, quando as crianças costumam ficar menos agitadas;
  • Não deixe de levar os brinquedos favoritos do seu filho. Pequenas distrações podem tornar a viagem de ônibus bem mais divertida. Livros de fácil leitura e cadernos de colorir são opções que ajudam a distrair;
  • Jogos ou filmes para assistir no celular ou no tablet também são boas opções. Não esqueça dos fones de ouvido e nem do carregador. Os ônibus da Viação Águia Branca contam com carregador USB nas poltronas e wi-fi gratuito;
  • Lembre-se de levar lanches rápidos e fáceis de comer, com opções adequadas para a idade e que vão matar a fome que aparece no meio da viagem;
  • É sempre bom ter uma muda de roupas extra na bagagem de mão, caso a criança se suje. Inclua também blusa ou casaco de frio para o caso de esfriar ou se o ar-condicionado do ônibus estiver mais frio do que a criança está habituada.
Double Decker da Águia Branca, em Barra Mansa/RJ, operando a rota entre São Paulo e o Rio de Janeiro. Créditos Gio Ahmad

É possível também embarcar levando animais de estimação de pequeno porte (até 10kg), com atestado veterinário e registro de vacinas completo. Confira as regras.

Ainda dá tempo de garantir a viagem das férias por meio do app da Águia Branca, pelo site, em agências físicas ou por meio do Zap Passagens, sistema de venda assistida via WhatsApp. Compras realizadas dentro do novo aplicativo da empresa têm descontos exclusivos e podem receber cashback de até 20%.

Sobre a Águia Branca

A Viação Águia Branca, empresa de transporte rodoviário de passageiros do Grupo Águia Branca, tem o propósito de mover o mundo com excelência e respeito às pessoas. Fundada há 77 anos, a empresa é Líder em todos os mercados em que atua. Investindo continuamente em segurança, conforto e qualidade, a Águia Branca promove excelência em experiências de viagem para cerca de 9 milhões de passageiros por ano e atua em mais de 700 localidades em oito estados - Espírito Santo, Bahia, Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Alagoas, Sergipe e Pernambuco.

Serviço: https://www.aguiabranca.com.br/

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias