Sábado, 20 de Julho de 2024
22°

Parcialmente nublado

Belo Horizonte, MG

Hotelaria Inovação é a tônica

Consórcio Porto Novo inaugura Novotel Recife Marina com sistema de iluminação de ponta

Projeto de iluminação destaca elementos arquitetônicos e paisagísticos do hotel, integrando-se ao contexto histórico do Recife

03/07/2024 às 17h06 Atualizada em 03/07/2024 às 17h24
Por: Gio Ahmad
Compartilhe:
Foto: A empresa Aviar Conceitos Criativos foi escolhida para integrar a equipe técnica responsável pelo design de iluminação do Hotel Marina e do Expo Center. - Créditos: Aviar Conceitos Criativos/Divulgação
Foto: A empresa Aviar Conceitos Criativos foi escolhida para integrar a equipe técnica responsável pelo design de iluminação do Hotel Marina e do Expo Center. - Créditos: Aviar Conceitos Criativos/Divulgação

O Consórcio Porto Novo, formado pela Maxxima Empreendimentos, Excelsior Seguros, Hima Participações e GL Empreendimentos, inaugurou o Complexo Porto Novo Recife, na última segunda (1/7). A empresa Aviar Conceitos Criativos foi escolhida pelo escritório JCL Arquitetos para integrar a equipe técnica responsável pelo design de iluminação do Hotel Marina e do Expo Center, localizado no bairro de São José, no Recife.

O hotel está situado em uma área estratégica, próxima a importantes pontos turísticos como o Marco Zero, o Mercado de São José e a Fortaleza de São Tiago das Cinco Pontas. “Em 2021, ainda em meio a pandemia da Covid -19, nossa empresa foi convidada para compor a equipe técnica do Hotel Marina. Aceitamos o desafio na certeza da grande responsabilidade de integrar a edificação à paisagem urbana de área tão importante da cidade”, explica Márcia Chamixaes, diretora criativa da Aviar e principal responsável pelo projeto de iluminação do complexo.

Integração com arquitetura de interiores

Para o projeto de interiores, conduzido por Michaellis Arquitetos, a Aviar colaborou com a Tecla Engenharia para desenvolver o design de iluminação. A proposta da arquitetura recomendava uma iluminação suave que cria-se uma atmosfera acolhedora propícia ao relaxamento, tanto nas áreas comuns quanto nos quartos. “A ideia é sempre utilizar fontes LED de alta eficiência e temperatura de cor quente”, destaca Márcia.

A parceria entre a Aviar e a equipe de Michaellis Arquitetos foi crucial para encontrar o equilíbrio entre o conceito de interiores e as normas técnicas exigidas para um projeto deste porte. A empresa utilizou softwares especializados para cálculos luminotécnicos, garantindo resultados eficientes e a integração harmoniosa das luminárias com a arquitetura.

Márcia Chamixaes, diretora criativa da Aviar, possui 30 anos de atuação como designer de iluminação. (Foto: Divulgação)

Abordagem estética e funcional

O projeto de iluminação desenvolvido pela Aviar focou em três aspectos principais: parâmetros estéticos, bem-estar dos usuários e eficiência operacional. A iluminação foi planejada para valorizar a estrutura e o paisagismo do hotel, destacando, de forma sutil, os elementos arquitetônicos na paisagem noturna do Recife. A intenção foi criar um equilíbrio entre luz e sombra, integrando-se ao contexto histórico e geográfico da área. “A luz busca revelar o edifício de forma discreta a fim de integrá-lo à paisagem noturna do centro do Recife”, revela Chamixaes.

Para isso, foram utilizadas fontes LED com temperatura de cor quente, com o objetivo de preservar a identidade do bairro, a saúde dos usuários e o ecossistema local. Márcia explica que o controle do ofuscamento também foi um ponto importante para garantir o conforto visual dos frequentadores do hotel. “Sob o ponto de vista do paisagismo, cuidamos para usar fontes com tonalidade mais amarela na iluminação do entorno da edificação do que nas fachadas, assim pensamos também na questão da proteção à biodiversidade. Ali é uma área de estuário onde é muito importante levar em consideração a fauna daquela região. Buscamos implementar o mínimo de fontes que criem pontos de ofuscamento para dar conforto para quem for visitar o complexo”, conta.

A implantação de um sistema de iluminação energeticamente eficiente e com alta durabilidade foi uma prioridade. A Aviar integrou a iluminação ao projeto paisagístico de Luiz Vieira Arquitetura de Paisagem, destacando elementos vegetais verticais e assegurando a segurança dos percursos planejados.

Para nós, participar durante três anos da construção deste empreendimento e do Expo Center, acompanhando desde o início suas diversas etapas de forma integrada às demais equipes, foi sem dúvida um grande aprendizado e uma oportunidade de aplicarmos os conhecimentos adquiridos com muita dedicação ao design de iluminação. Grata e feliz que essa luz não tenha saído daqui e finalmente tenha “a cara” e a identidade de Pernambuco”, comemora Chamixaes.

A proposta da arquitetura recomendava uma iluminação suave que cria-se uma atmosfera acolhedora propícia ao relaxamento, tanto nas áreas comuns quanto nos quartos. (Foto: Divulgação/Porto Novo Recife)

Novotel Recife Marina

O hotel que será operado pela Atrio, administradora da rede francesa Accor, faz parte do complexo Porto Novo Recife e integra hotel de 299 apartamentos de padrão quatro estrelas, uma marina e centro de convenções.

A marina do complexo, construída pela empresa espanhola M3 Marinas, sediada em Barcelona, possui capacidade para atracar até 200 barcos. A marina deve atrair adeptos do turismo náutico de diversas regiões do Brasil e do exterior. O restaurante Bargaço, famoso pela culinária especializada em frutos do mar, vai inaugurar a nova operação Novotel, aproveitando localização e vista privilegiada.

Já o Recife Expo Center, primeiro centro de convenções da capital, integra o projeto e terá capacidade para até sete mil pessoas. Localizado nos armazéns 16 e 17, ao lado do hotel, o espaço para eventos está sendo erguido em uma área com cerca de oito mil metros quadrados. No total, foram investidos R$ 280 milhões.

Sobre a Aviar Conceitos Criativos

A Aviar é uma empresa de micro porte com sede em Recife, Pernambuco, e uma trajetória de três anos no mercado. Especializada na economia criativa, o negócio expandiu seu leque de atuação, indo além do desenvolvimento de projetos de arquitetura e iluminação para incluir também treinamentos e palestras em seu portfólio.

A administração e o planejamento estratégico da Aviar são conduzidos pela arquiteta Márcia Chamixaes, que possui 30 anos de atuação como designer de iluminação, com foco na concepção de soluções criativas e na coordenação da equipe de desenvolvimento, sempre visando entregas rápidas e de alta qualidade, com o objetivo de atender a todos os envolvidos em sua cadeia produtiva. 

Serviço: @mchamixaes/

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias