Sábado, 20 de Julho de 2024
22°

Parcialmente nublado

Belo Horizonte, MG

Turismo AGENDE NA SERRA

Campos do Jordão abre oficialmente sua temporada de inverno com o início do festival de música clássica

Ao longo do mês de julho, a cidade oferece diversas opções de lazer e cultura para os turistas

01/07/2024 às 09h00
Por: Redação
Compartilhe:
Foto: Divulgação de Iris Zanete
Foto: Divulgação de Iris Zanete

Está na hora de aproveitar a temporada de férias e suas diversas atrações em Campos do Jordão, um dos destinos mais desejados do Brasil nesta época do ano! O 54º Festival de Inverno de Campos do Jordão, que começa neste sábado, 29 de junho, e vai até o dia 28 de julho, marca o início de uma programação intensa que vai agitar a cidade mais alta do Brasil. Serão mais de 60 concertos gratuitos, sendo 34 em Campos.

Mais do que aproveitar as atrações do maior festival de música clássica da América Latina, promovido pela Fundação Osesp e o Governo do Estado de São Paulo, que neste ano receberá três orquestras internacionais (Chile, Colômbia e Uruguai), grupos de câmara da Inglaterra e da Suíça e diversos conjuntos sinfônicos do estado de São Paulo, os turistas  terão a oportunidade de explorar a riqueza natural e cultural de Campos do Jordão, tornando a visita à cidade uma experiência completa e memorável.

O Parque Capivari, que também será palco de concertos, espera receber 800 mil visitas durante as cinco semanas do evento. O local oferece atividades como o Teleférico, proporcionando uma vista panorâmica da região, o Trenó de Montanha, para quem busca adrenalina e diversão, e a pista de patinação no gelo, além de outras atrações para toda a família, como carrossel, o parkids e pedalinhos.

Créditos - Portal NetCampos

No dia 30 de junho, domingo, o Parque Estadual de Campos do Jordão realiza a sua Festa Junina, das 16h às 20h, com comidas típicas, quadrilha, fogueira e música. Os ingressos para ambos os parques podem ser adquiridos nos sites oficiais.

O Museu Felícia Leirner, ao lado do Auditório Claudio Montoro, também entra no clima das festividades juninas no sábado, dia 29, às 15h, com o Arraiá do Alto da Serra, oferecendo brincadeiras típicas, apresentação do Forró de Rabeca e oficinas culturais. O ingresso custa R$ 15. No dia 30, com entrada gratuita, acontece o “Domingo Musical: Conversa com Cordas”, às 11h. Ao longo do mês de julho, o museu promove em seu mirante, nas tardes de sexta-feira e sábado, sempre às 16h30, o projeto Pôr do Sol, em que artistas da Serra da Mantiqueira se apresentam enquanto a tarde cai. Theresa Dalme, Krupinski, Naluh e a banda jordanense Sonora, são alguns dos nomes confirmados. O ingresso também sai por R$ 15.

A 53ª Festa da Cerejeira de Campos do Jordão também promete encantar os visitantes no Parque da Cerejeira. Este aguardado evento, que atrai milhares de pessoas, acontecerá em quatro finais de semana: 20 e 21 de julho, 27 e 28 de julho, 3 e 4 de agosto, e 10 e 11 de agosto, das 9h às 16h.

Um dos destaques da temporada de inverno da cidade, a festa oferece aos visitantes a oportunidade de apreciar a cultura japonesa através de passeios pelo Jardim Oriental, apresentações de música e dança, exibições de artes marciais e a tradicional Cerimônia do Chá, entre outras atrações.

Para Rafael Marcandali, diretor do Consórcio Aproveite Campos do Jordão, a temporada de inverno na cidade, fortalecida com as atrações do Festival de Inverno e a programação regional, tornam o destino uma referência turística nacional e internacional. “Esperamos receber 1,5 milhão de turistas nesta temporada de inverno, atraídos pela programação musical de alta qualidade e pela variedade de atividades que a cidade oferece. Nosso objetivo é que cada visitante possa desfrutar de uma imersão completa na música, na natureza e na cultura local, fazendo desta edição do festival uma experiência inesquecível”.

Programação do fim de semana

As atrações da 54ª edição do Festival de Inverno de Campos do Jordão serão distribuídas em três locais na cidade: o Auditório Claudio Santoro, o Parque Capivari e a Capela São Pedro Apóstolo, no Palácio Boa Vista. A programação artística do primeiro fim de semana inclui a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp), com Thierry Fischer, tocando Brahms e Villa-Lobos no concerto de abertura no dia 29, no Auditório, às 20h30; a Orquestra Jovem do Estado (Ojesp), com Cláudio Cruz, interpretando a Sinfonia nº 4 de Florence Price, no dia 30, às 11h, no Auditório Claudio Santoro; e a Orquestra Experimental de Repertório (OER), dirigida por Wagner Polistchuk, também no dia 30, ao meio-dia, no Parque Capivari.

Já em julho, o festival receberá três grupos sinfônicos internacionais: a Orquestra Sinfónica de Ñuble (OSNUBLE), do Chile, com Emmanuele Baldini e o violonista Fabio Zanon (07/jul); a Orquestra Juvenil Nacional del Sodre, do Uruguai, com o maestro Ariel Britos (19/jul); e a Orquesta Sinfónica Nacional de Colombia, com Yeruham Scharovsky e a Scheherazade, de Rimsky-Korsakov (26/jul).

Outros destaques da programação incluem a Orquestra Sinfônica da USP (Osusp), com Tobias Volkmann e o violinista Nathan Amaral, no dia 5; e a Sinfônica Municipal de Campinas, com o maestro Carlos Prazeres e o pianista Cristian Budu, no dia 21.

Serviço: http://www.festivalcamposdojordao.org.br/

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias