Sábado, 20 de Julho de 2024
22°

Parcialmente nublado

Belo Horizonte, MG

Cultura & Entretenimentos EVENTO IMPERDÍVEL

Quarta etapa da Copa Truck 2024 promete emoção em Minas Gerais

Cidade de Lima Duarte acolhe a rodada que aconteceria em Santa Cruz do Sul, município atingido pelos desastres ambientais no Rio Grande do Sul e que receberá parte da renda do evento

14/06/2024 às 07h31
Por: Redação
Compartilhe:
Foto: Mission Zero Terceira Etapa 2024 em Goiânia - Divulgação
Foto: Mission Zero Terceira Etapa 2024 em Goiânia - Divulgação

O Autódromo Internacional de Potenza, no município mineiro Lima Duarte – ao lado de Juiz de Fora, vai ser palco da 4ª etapa da Copa Truck 2024 neste fim de semana (15 e 16/06). A rodada que aconteceria em Santa Cruz do Sul foi transferida para Minas Gerais após as fortes chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul no mês passado. De acordo com a organização do evento, a renda obtida será destinada às vítimas da cidade gaúcha.

Além da ajuda solidária, quem comprar o ingresso para assistir à competição terá a oportunidade de ver de perto o VW Meteor Mission Zero, primeiro caminhão de corrida híbrido do mundo. Desenvolvido por meio da parceria entre CBMM, Volkswagen Caminhões e Ônibus e Giaffone Electric, o veículo com tecnologia mineira faz história com o propósito de zerar sua própria emissão de carbono, a partir de uma série contínua de inovações, incluindo tecnologia de Nióbio.

De acordo com o especialista técnico da CBMM, Érico França, pequenas quantidades de Nióbio são suficientes para a jornada tecnológica de alto desempenho do veículo. “O Nióbio aprimora o desempenho de outros materiais, resultando em aplicações mais leves e veículos com menor consumo de combustível, além de contribuir com a utilização de materiais nanocristalinos, que colaboram para um carregamento com maior eficiência energética”, explica.

Pilotado por Felipe Giaffone, o Mission Zero segue líder do campeonato, encerrando a última rodada que aconteceu em Londrina, no Paraná, com a soma de 98 pontos, sendo 11 na frente do segundo colocado.

A abertura dos portões está programada para às 8h de sábado e domingo e os ingressos podem ser adquiridos na bilheteria do autódromo ou pelo site da Copa Truck, clicando aqui.

Parceria entre CBMM e Senai Minas leva alunos ao autódromo de Potenza

Quatro alunos e quatro instrutores de unidades do Senai de Belo Horizonte e Região Metropolitana estarão em Potenza para acompanhar a ação da escuderia nos treinos e na corrida do VW Meteor Mission Zero. O objetivo do Desafio CBMM é proporcionar aos alunos informações para melhorar o entendimento do veículo e validar as ideias que serão convertidas em soluções para o primeiro caminhão híbrido de corrida do mundo.

De acordo com o consultor de Desenvolvimento Industrial do Senai Minas Gerais, Avelino Resende, as unidades da instituição mais engajadas e que enviarão seus representantes são as de Belo Horizonte Horto e CFP Américo Renné Giannetti, CFP Euvaldo Lodi, de Contagem, e Senai Vespasiano.

Eles fazem parte dos 877 alunos e 54 instrutores do Senai que participaram do Grand Prix Senai de Inovação, que contou com três etapas, GP, DSPI e Inova. A primeira é para a geração de ideias a partir dos problemas apresentados pela Giaffone Racing; A DSPI consiste em transformar as ideias em projetos e os alunos entregam um protótipo e a última é a apresentação dos 10 projetos mais bem avaliados no Encontro Nacional de Automação.

Serviço: https://copatruck.com.br/ ou @autodromopotenza/

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias