O Autódromo Internacional de Potenza, no município mineiro Lima Duarte – ao lado de Juiz de Fora, vai ser palco da 4ª etapa da Copa Truck 2024 neste fim de semana (15 e 16/06). A rodada que aconteceria em Santa Cruz do Sul foi transferida para Minas Gerais após as fortes chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul no mês passado. De acordo com a organização do evento, a renda obtida será destinada às vítimas da cidade gaúcha.
Além da ajuda solidária, quem comprar o ingresso para assistir à competição terá a oportunidade de ver de perto o VW Meteor Mission Zero, primeiro caminhão de corrida híbrido do mundo. Desenvolvido por meio da parceria entre CBMM, Volkswagen Caminhões e Ônibus e Giaffone Electric, o veículo com tecnologia mineira faz história com o propósito de zerar sua própria emissão de carbono, a partir de uma série contínua de inovações, incluindo tecnologia de Nióbio.
De acordo com o especialista técnico da CBMM, Érico França, pequenas quantidades de Nióbio são suficientes para a jornada tecnológica de alto desempenho do veículo. “O Nióbio aprimora o desempenho de outros materiais, resultando em aplicações mais leves e veículos com menor consumo de combustível, além de contribuir com a utilização de materiais nanocristalinos, que colaboram para um carregamento com maior eficiência energética”, explica.
Pilotado por Felipe Giaffone, o Mission Zero segue líder do campeonato, encerrando a última rodada que aconteceu em Londrina, no Paraná, com a soma de 98 pontos, sendo 11 na frente do segundo colocado.
A abertura dos portões está programada para às 8h de sábado e domingo e os ingressos podem ser adquiridos na bilheteria do autódromo ou pelo site da Copa Truck, clicando aqui.
Parceria entre CBMM e Senai Minas leva alunos ao autódromo de Potenza
Quatro alunos e quatro instrutores de unidades do Senai de Belo Horizonte e Região Metropolitana estarão em Potenza para acompanhar a ação da escuderia nos treinos e na corrida do VW Meteor Mission Zero. O objetivo do Desafio CBMM é proporcionar aos alunos informações para melhorar o entendimento do veículo e validar as ideias que serão convertidas em soluções para o primeiro caminhão híbrido de corrida do mundo.
De acordo com o consultor de Desenvolvimento Industrial do Senai Minas Gerais, Avelino Resende, as unidades da instituição mais engajadas e que enviarão seus representantes são as de Belo Horizonte Horto e CFP Américo Renné Giannetti, CFP Euvaldo Lodi, de Contagem, e Senai Vespasiano.
Eles fazem parte dos 877 alunos e 54 instrutores do Senai que participaram do Grand Prix Senai de Inovação, que contou com três etapas, GP, DSPI e Inova. A primeira é para a geração de ideias a partir dos problemas apresentados pela Giaffone Racing; A DSPI consiste em transformar as ideias em projetos e os alunos entregam um protótipo e a última é a apresentação dos 10 projetos mais bem avaliados no Encontro Nacional de Automação.
Serviço: https://copatruck.com.br/ ou @autodromopotenza/
Mín. 18° Máx. 28°