Sexta, 14 de Junho de 2024
22°

Tempo limpo

Belo Horizonte, MG

Cultura & Entretenimentos TEATRO INFANTIL FREE

Grupo Teatral aborda sustentabilidade em espetáculo infantil gratuito apresentado em Juiz de Fora (MG)

A peça “Futuro Sustentável: Skyle vem à Terra” será apresentada pelo Grupo Teatro Sustentável, patrocinado pela Auren Energia e Enercan, nos dias 17 e 18 de junho em escolas públicas de Juiz de Fora (MG)

10/06/2024 às 17h25 Atualizada em 10/06/2024 às 17h44
Por: Redação
Compartilhe:
Foto: Atores na peça por “Futuro Sustentável", de 2023 - Divulgação
Foto: Atores na peça por “Futuro Sustentável", de 2023 - Divulgação

"A Terra não nos pertence, somos apenas os seus guardiões” A reflexão feita pela ambientalista indiana Vandana Shiva capta com perfeição a urgência em despertar a atenção dos adultos do amanhã sobre a sustentabilidade.

E é exatamente esse o propósito da peça teatral “Futuro Sustentável: Skyle vem à Terra”. Realizado pelo Grupo Teatro Sustentável, será exibida nos dias 17 e 18 de junho em uma série de apresentações em escolas públicas de Juiz de Fora (MG).

O espetáculo infantil, que conta com o apoio da Lei Federal de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet e do Ministério da Cultura, e patrocínio da Auren Energia e da Enercan, promete encantar e conscientizar o público infantil em 24 sessões realizadas em 08 cidades dos estados de Minas Gerais, Pernambuco e Piauí.

Mais do que um simples entretenimento, cada apresentação é um convite à reflexão e à ação. Por meio da magia do teatro, as crianças serão transportadas para uma aventura espacial ao lado de Skyle, um alienígena que vem à Terra em busca de soluções para os problemas ambientais que ameaçam nosso planeta.

"O objetivo é inspirar as crianças a se tornarem agentes de mudança," afirma Christiane Deucher, diretora do Grupo Teatro Sustentável. "Acreditamos que o teatro tem o poder de transformar vidas e conscientizar sobre a importância de cuidar do nosso planeta."

Para isso, a peça combina elementos clássicos com o teatro moderno, criando um universo lúdico e envolvente. Por meio do uso de cenários compostos por materiais reciclados e efeitos simples, mas criativos, a produção convida o público a mergulhar em uma história emocionante e interativa.

Mas a aventura não termina no palco. Após a peça, as crianças terão a oportunidade de participar de atividades que exploram temas como fontes de energia, consumo consciente de água e sustentabilidade.

"Queremos que as crianças saiam da apresentação com a certeza de que podem fazer a diferença no mundo," explica Cleonice Couto, analista de Responsabilidade Social da Enercan. "Com pequenas ações no dia a dia, podemos construir um futuro mais sustentável para todos."

E para tornar a experiência ainda mais mágica, a peça conta com uma trilha sonora original que alia o lúdico ao mágico. As composições transportam o público para um mundo de sonhos e possibilidades, inspirando as crianças a acreditarem em um futuro melhor.

"A iniciativa é mais do que um espetáculo teatral. É um convite à ação, à reflexão e à esperança. Uma oportunidade única para as crianças se conectarem com a natureza e se tornarem os guardiões do nosso planeta”, finaliza Raquel Leite, gerente de Desenvolvimento Social e Planejamento da Auren Energia.

Atores na peça por “Futuro Sustentável", de 2023 - Divulgação

Sinopse:

Com duração de 60 minutos, o espetáculo traz a mensagem de como a sustentabilidade ajuda o nosso planeta. O enredo conta, com muita emoção e apelo ao lúdico, a história de Skyle, um alienígena que vem à Terra em missão de paz.

O extraterrestre mostra a Calej, da Trupe da Meia Noite e do Meia Dia, o que é preciso fazer para minimizar os impactos da destruição do meio ambiente, como separar e reciclar o lixo, economizar água, energia elétrica e plantar árvores.

Após a partida do viajante das galáxias, os amigos Calel e Drake vão mostrar, na prática, como criar um futuro que respeite a vida e os recursos sustentáveis.

Ficha técnica: Direção: Danilo Miniquelli; Produção artística e coordenação: Thales Cristóvão; Produtor: Juscelino Santos; Assistente de produção: Flávia Paulo; Atores: Cléber Gonçalves e Rodrigo Siqueira.

Serviço: Apresentações da peça “Futuro Sustentável: Skyle vem à Terra" Juiz de Fora (MG)

Data: 17/06/2024, horários 13h e 14h30, na Escola Municipal Dom Justino José de Sant'anna, situada na Rua Principal, S/N – Distrito de Torreões.

Data: 18/06/202, horários: 10h e 13h30, na Escola Municipal Padre Caetano, situada na Rua Projetada, 200 – Distrito de Monte Verde.

Sobre a Enercan

A ENERCAN (Campos Novos Energia S/A) é a empresa responsável pela Operação, manutenção e administração da Usina Hidrelétrica Campos Novos, construída no leito do rio Canoas, entre as cidades de Campos Novos e Celso Ramos. Seu reservatório abrange também os municípios de Anita Garibaldi e Abdon Batista, todos no estado de Santa Catarina. Com potência instalada de 880 MW e um reservatório com uma área de apenas 29 km², a Usina Hidrelétrica Campos Novos ostenta um dos melhores coeficientes de eficiência energética do Brasil, que é obtido pela razão entre potência instalada e área inundada.

Com o Programa de Sustentabilidade e Investimento Social, a ENERCAN contribui com o desenvolvimento dos municípios do entorno da Usina Hidrelétrica Campos Novos, apoiando ações e projetos nas áreas de meio ambiente, saúde e segurança, cultura, crianças e adolescentes, educação, terceira idade e agregação de renda. Para saber mais, acesse: link

Sobre a Auren

A Auren Energia é uma das maiores plataformas de geração e comercialização de energia renovável do Brasil, com capacidade instalada de 3,0 GW. A companhia opera com uma matriz limpa e diversificada em ativos localizados no Sudeste e Nordeste. A Auren encontra em suas relações a energia e motivação que precisa para encarar os desafios diários do setor. Para conhecer mais sobre companhia, acesse: link

Sobre o Teatro Sustentável

O projeto tem em seu cerne a concepção de ter a Arte do Teatro desempenhando o seu real papel na vida e na formação do ser humano, pois através dela nos tornamos mais sensíveis ao mundo e capazes de entender nossas próprias reações. O Teatro Sustentável acredita que a arte e a cultura têm fundamental importância para a formação intelectual e social das crianças e jovens, pois proporciona a diversão, reflexão e troca de experiências entre os envolvidos.

O projeto tem em seu método o foco na integração que permite relacionar o cotidiano da criança e do jovem com o seu entorno. Nesse sentido, as crianças e jovens terão atividades em que se desenvolverá a criatividade de maneira participativa e dinâmica durante as apresentações. O método contribui para a ampliação do horizonte cultural, favorecendo o contato com personagens imaginários, dramaturgia, música, poesias, artes plásticas etc., ampliando o interesse pelo teatro e seus aspectos estéticos, emocionais, intelectuais e sociais.

As peças e temas tratados, ajudam a desenvolver no público infantil e juvenil o hábito pelo teatro, deflagrando um movimento de cultura e criatividade em forma de lazer, além de estimular na criança a imaginação, seja para o teatro, para a literatura ou para o fazer da cultura em geral, e assim, é alcançada a formação de público, de um público que hoje são crianças que vão se inspirar, se apaixonar e consumir cultura para o resto de suas vidas, passando isso de geração em geração, e o grande diferencial de nosso projeto é que falamos com as crianças na mesma língua delas, e por isso, conseguimos alcançar estes objetivos propostos.

Mais informações no link 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias