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Booking.com revela tendências de viagem para Gen Z: metade dos viajantes brasileiros utilizarão inteligência artificial para planejar suas viagens

Hotelaria precisa, mais do que nunca, estar antenada com este cenário, pois o perfil de compra do cliente mudou vertiginosamente

16/05/2024 às 18h08 Atualizada em 16/05/2024 às 18h25
Por: Redação
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Foto: Trade Hotel, um dos mais reservados pela plataforma em Juiz de Fora (MG). Créditos: Divulgação
Foto: Trade Hotel, um dos mais reservados pela plataforma em Juiz de Fora (MG). Créditos: Divulgação

Eles cresceram em um mundo digital e estão constantemente conectados através de dispositivos móveis e redes sociais. Além disso, são idealistas e valorizam as questões sociais e ambientais, buscando experiências que não apenas os envolvam, mas também contribuam para o bem-estar do planeta e das comunidades locais. A geração Z, popularmente conhecida como “Gen Z”, é o grupo dos nascidos entre meados de 1990 até aproximadamente 2010, que são a transição do século XX para o século XXI.

O tempo passou e a Gen Z está crescendo, se tornando um público significativo de viajantes, moldando as tendências do turismo global de maneiras inovadoras. Desde a preferência por experiências autênticas até o uso criativo da tecnologia.

Nascidos na Era da Internet, essa geração cresceu em um mundo altamente digitalizado, onde a tecnologia e as mídias sociais desempenham papéis centrais em suas vidas. Uma pesquisa* recente da Booking.com revelou que 61% dos viajantes brasileiros da geração Z se utilizam de redes sociais para reunir ideias e inspiração para viajar, seguidos dos bons e velhos conselhos de familiares e amigos (51%).

Além disso, 60% desses viajantes gostariam que as hospedagens lhe oferecessem gratuitamente Smart TV e serviços de streaming, mostrando como a Geração Z está sempre conectada e valoriza a flexibilidade e a conveniência, mesmo durante as viagens. E metade dos viajantes brasileiros da Gen Z provavelmente utilizarão ferramentas de inteligência artificial para planejar suas viagens.

Em relação à companhia, 61% dos viajantes da Gen Z brasileiros planejam viajar com membros da família, 50% com parceiro (a) e 46% com os pais. O fato de que uma porcentagem significativa planeja viajar com membros da família demonstra o forte valor que essa geração atribui às conexões pessoais e familiares.

Trul Hotéis - Wyndham São Paulo Ibirapuera Convention Plaza Hotel, um dos mais requisitados da capital paulista. Créditos Divulgação

A pesquisa também revelou que 58% dos viajantes brasileiros da GenZ planejam fazer uma viagem para a praia e 35% planejam uma viagem para a natureza, aproveitando o momento para visitar parques, lagoas, e observar o céu. A preferência por viagens à praia e perto da natureza reflete o desejo da Geração Z por momentos de relaxamento, aventura e a preocupação crescente dessa geração com o meio ambiente e o bem-estar, buscando escapar da agitação urbana e se reconectar com a natureza.

A descoberta de novas experiência relacionadas a sabores e culturas também é forte traço dessa geração: 47% dos viajantes da Geração Z provavelmente terão uma experiência gastronômica (por exemplo, fazer uma aula de culinária, um tour gastronômico ou jantar em um restaurante específico, etc.) e 4 em cada 10 (41%) viajantes brasileiros dessa faixa etária tem como motivação para viajar experimentar diferentes estilos de vida e culturas.

*Pesquisa encomendada pela Booking.com e realizada de maneira independente com 32.300 entrevistados em 32 países e territórios, incluindo o Brasil. Para participar dessa pesquisa, as pessoas deveriam ter mais de 18 anos, terem viajado a lazer pelo menos uma vez nos últimos 12 meses e estarem planejando uma viagem em 2024. Além disso, deveriam ser responsáveis pela decisão ou estarem envolvidas no processo de tomada de decisão da viagem. A pesquisa foi feita on-line, em janeiro e fevereiro de 2024.

Sobre a Booking.com

Parte da Booking Holdings Inc. (NASDAQ: BKNG), a missão da Booking.com é tornar mais fácil a todos experimentar o mundo. Ao investir na tecnologia, que ajuda a facilitar o processo de viagem, a Booking.com conecta milhões de viajantes com experiências memoráveis todos os dias.

Serviço: @bookingcom nas mídias sociais ou site geral de notícias.

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