Sexta, 14 de Junho de 2024
22°

Tempo limpo

Belo Horizonte, MG

Cultura & Entretenimentos FOMENTO A CULTURA

Governo de Minas realizará, a partir desta quinta (16), reuniões abertas online com o setor cultural sobre a Política Nacional Aldir Blanc

O objetivo é garantir a transparência, promover a participação democrática e ouvir as contribuições da sociedade

16/05/2024 às 08h46
Por: Redação
Compartilhe:
Foto: Fazedores de cultura em toda Minas Gerais serão beneficiados com a PNAB - Créditos Acervo Secult
Foto: Fazedores de cultura em toda Minas Gerais serão beneficiados com a PNAB - Créditos Acervo Secult

A partir desta quinta (16), o Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo, promoverá reuniões abertas online com o setor cultural para dialogar e debater soluções e questões pertinentes à elaboração do Plano Anual de Aplicação dos Recursos (PAAR), da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB). Os encontros promovidos pela Secult acontecerão sempre às 19h, no canal da pasta no YouTube, e contemplarão diversas expressões artísticas e áreas da cultura. A PNAB destinará R$ 160 milhões aos 853 municípios mineiros e começará a ser executada ainda neste ano.

Outra novidade é que a Secult abriu, nesta terça-feira (14), consulta pública simplificada para recolher sugestões, opiniões e preocupações a fim de aperfeiçoar mecanismos, editais e critérios gerais para a aplicação da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB). Partes interessadas, cidadãos, fazedores e fazedoras da cultura podem preencher um formulário neste link. O objetivo é garantir a transparência, promover a participação democrática e ouvir as contribuições da comunidade.

A série de reuniões abertas online promovida pela Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais reflete o trabalho multidisciplinar e transversal que norteia as ações referentes aos mecanismos de fomento e conta com a participação da Fundação Clóvis Salgado (FCS), Fundação de Arte de Ouro Preto (Faop), Empresa Mineira de Comunicação (EMC), Superintendência de Bibliotecas, Museus e Economia da Criatividade (SBMEC) e do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG).

Podem inscrever projetos em Editais e receber recursos da PNAB trabalhadores e trabalhadoras da cultura, entidades, pessoas físicas e jurídicas que atuem na produção, na difusão, na promoção, na preservação e na aquisição de bens, produtos ou serviços artísticos e culturais, inclusive o patrimônio cultural material e imaterial.

Confira abaixo a programação das reuniões abertas online sobre a PNAB:

Quinta (16/05) – Abertura da série de encontros e reunião geral sobre o Plano Anual de Aplicação dos Recursos (PAAR);

Segunda (20/05) – Cultura alimentar, gastronomia, artesanato e moda;

Terça (21/05) – Audiovisual, novas mídias, produção cultural e técnica;

Quarta (22/05) – Patrimônio imaterial, culturas populares e tradicionais, culturas indígenas e culturas afro–brasileiras;

Quinta (23/05) – Música, teatro, danças e circo;

Sexta (24/05) – Entidades sociais e culturais, museus, espaços de memória e acervos;

Segunda (27/05) – Design, artes visuais, literatura, livro, leitura e biblioteca;

Terça (28/05) – Pontos e pontões de cultura.

Serviço: https://www.secult.mg.gov.br/

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias